terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Traje tradicional português na sessão de abertura do ano parlamentar

Cabo - O luso descendente Manuel Freitas, deputado ao parlamento sul-africano, vai participar quinta feira na sessão solene de abertura do ano parlamentar, na presença de Nelson Mandela, envergando um trajo tradicional português.

Freitas, que foi eleito nas listas da maior força da oposição política sul-africana (a Aliança Democrática, AD), disse hoje,quarta-feira, à Lusa que vai optar por envergar um traje tradicional do norte de Portugal, que lhe foi emprestado por um rancho folclórico da comunidade, ao invés de um fato típico madeirense, que já utilizou em cerimónias anteriores, designadamente na abertura do ano parlamentar da assembleia legislativa de Gauteng.

"Embora eu seja de origem madeirense, quis desta vez simbolizar a diversidade existente na própria comunidade portuguesa, que tem pessoas de todos os pontos de Portugal", disse Manuel Freitas.

Todos os anos, na sessão solene do Parlamento sul-africano, os participantes envergam sempre trajes de grande colorido e significado. Por tradição, os deputados e deputadas vestem trajes tradicionais das suas etnias, muitas vezes estilizados com cambiantes ocidentais por costureiros mais ou menos famosos.

"Na África do Sul, um país multicultural, é nossa obrigação prestar homenagem às raízes de cada um dos representantes eleitos, que vão das etnias zulu e xhosa, aos afrikaners, judeus e portugueses. Todos deveríamos sentir-nos orgulhosos das nossas raízes culturais", salientou o deputado luso descendente, que é também apontado como "ministro sombra" dos Transportes.

Freitas destaca também a importância e o simbolismo da sessão de quinta -feira, na Cidade do Cabo, visto que assinala o vigésimo aniversário da libertação de Nelson Mandela, contando com a presença do antigo presidente e líder histórico do Congresso Nacional Africano (ANC), de 91 anos.

"É extraordinário que Nelson Mandela nos dê a honra da sua presença na abertura do Parlamento. Será uma sessão ainda mais especial do que as dos anos anteriores porque celebra um grande homem que fez tanto pela África do Sul", salientou Freitas.

Fonte: Angola Press - África - Traje tradicional português na sessão de abertura do ano parlamentar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal